quinta-feira, 16 de março de 2017

"A coisa toda começou..." Entrevista com Tilo Wolff (1994)


Lacrimosa: A coisa toda começou com uma ideia

Tilo, diga-me algo sobre a história do Lacrimosa.

TILO WOLFF: A coisa toda começou com a ideia de configurar minha letra, o que estou pensando, já que eu estava pensando. Então escrevi várias peças como colagens de som de minhas letras e fui para o estúdio no Outono de 1990 para gravar as primeiras músicas do Lacrimosa.
Após o primeiro álbum "Angst" foi gravado, e com vários novos músicos convidados eu começei a escrever algumas canções para o segundo álbum "Einsamkeit", que eu então tinha gravado no mesmo estúdio. Através da integração de guitarra e violino, eu tentei com esse registro pela primeira vez a sério combinar Gothic Rock com música Clássica, bem como influências de Blues e Metal.
Após o MCD "Alles Lüge", o "Satura" é o terceiro e atual álbum, também contei com apoio de novos músicos, incluindo o Ex - Hazel O´Connor ("Breaking Glass") e Ex - Christian Death, provavelmente tem mais pessoal dedicados nas canções do Lacrimosa.
Lacrimosa é apenas um projeto por amigos?

TILO WOLFF: Não mais. Até com o "Satura" foi assim. Agora a Anne Nurmi (Ex - Two Witches) é um membro permanente. Anne vai escrever suas próprias canções no futuro, e o novo Maxi, que será lançado em Novembro, será o primeiro disco do Lacrimosa, no qual temos trabalhado pela primeira vez juntos. Assim como este Maxi, bem como o longplayer associado é gravado em um estúdio novo com novos músicos.


Acho que você criou uma joia única com "Satura". Onde você começa a sua inspiração?

TILO WOLFF: Primeiramente, obrigado. Inspirações, acho que isso preocupa a vida diária para mim. Minha música é como uma espécie de diário, cada pedaço de uma entrada, cada álbum um capítulo.
Quais são suas principais influências (em termos musicais e líricas)?

TILO WOLFF: Em termos de texto, existem quase nenhuma influência. Se, então talvez Kafka, mas eu provavelmente leio muito pouco, para me deixar ser influenciado. Quanto a música, acho que cada refilmagem menosprezará sempre o original. O gótico dos anos oitenta foi sempre uma coisa perfeita pra mim, e embora que eu ouvi quase esta música, eu nunca queria copiá-la. Quanto "Temo" gravado, eu ouvi por exemplo Bauchaus quase única, embora quase não houve. Acredito, portanto, não se pode não necessariamente falar de uma influência direta no sentido convencional.
Por que os textos do 3. LP é imprimido em inglês? Cantar apenas em alemão?

TILO WOLFF: É precisamente por que as letras estão no centro da minha músicanov e deve ser entendida também pelos espanhóis, belgas e franceses, etc, se eles estão interessados.

Por que a brilhante faixa "Alles Lüge" está disponível apenas no GermanMystic ou no Maxi?

TILO WOLFF: Cada registro conta uma história e é uma trabalho independente. "Alles Lüge", eu tenho gravado originalmente comigo e deve permanecer inédito. Há mais deles: Músicas que eu gravei independentemente dos álbuns e provavelmente nunca lançado. Mas então, como é o caso de "Alles Lüge", eu agarrá-la novamente e publicar uma dessas canções.
Que tal uma nova turnê ou um único 1994/1995? (Zillo Festival foi este ano, nada para este ano, foi o tempo?)

TILO WOLFF: Este ano não haverá mais nenhum concerto. No entanto, ainda faremos a publicação do novo álbum em Fevereiro de 1995 em um passeio turístico. A respeito do Zillo Festival, eu queria aproveitar este ano como um espectador. Adoro festas, quando eu jogo, mas estou internamente muito triste para apreciar a coisa toda. No próximo ano, vamos ver, por que não?
Com qual CD / música que você tenha publicado, você é mais ou menos satisfeito em Hochhinein e por quê?
TILO WOLFF: Estou mais satisfeito com o "Satura", porque ele se aproxima do meu atual estado de sentimento e gosto das canções e sua implementação muito bem. Minha música favorita pessoal é "Flamme in Wind", porque o texto, mesmo retrospecto, é tão marcante e quase profetizando.
Os menos satisfeitos. Eu acho que não sou capaz de responder a esta pergunta para um álbum inteiro, mas eu tenho maiores problemas pessoalmente com a canção "Der Ketzer", porque ele era tão poderoso e impulsivo como originalmente gostava de tê-lo, e também o texto foi muitas vezes incompreendido.



O que você percebe mais na comparação direta das cenas na Alemanha e na Suíça?
TILO WOLFF: Que há uma cena na Alemanha e não na Suíça. Não, mas a cena é na verdade quase morta na Suíça. No entanto, acredito que os suíços foram uma pouco mais orientada em Londres do que os alemães, que naturalmente também levaram para as gangues de Swiss sendo ameaçadas de extinção.
O que você acha do Grippen como Tiamat e My Dying Bride, que tentaram tanto sucesso com seu Gothic Metal, combinar os elementos individuais entre o metal e a onda?
TILO WOLFF: Eu não sei sobre o antigo, mas eu gosto da segunda muito bem. Ouço a única coisa que esse tipo de música e acha que isso é o futuro do gótico. Grupos como Paradise Lost ou tipo O Negatives, são ainda minha opinião o Christian Death dos anos noventa.
Qual a sua opinião sobre o Metal?
TILO WOLFF: Geeeil! Não, claro... você tem que fazer uma distinção clara entre todos esses posers - pseudo banda e grupos como Metallica e 69 Fetish, etc, que basta ir em uma direção completamente diferente. Estes grupos, especialmente Amorphis ou Atrocity, que são simplesmente poderoso gótico, não podem ser comparados com as metais lendas como Bon Jovi e Guns N' Roses.
Você poderia imaginar uma colaboração com quaisquer grupos pesados? Se sim, em qual direção estilística eles deveriam ir?
TILO WOLFF: Basicamente sim, e se, em seguida para o Death Metal.

Como eu aprendi na festa da Nuclear Blast, Lacrimosa agora sob contrato da companhia. O clipe mostrado na festa foi a pedido da gravadora, ou foi sua decisão?
TILO WOLFF: Lacrimosa não está sob contrato com a Nuclear Blast. No entanto, com Hall of Sermon, tenho trabalhado muito estreitamente com a Nuclear Blast, por aproximadamente dois anos. Lacrimosa, no entanto é, e permanece sob contrato com a Hall of Sermon.
Eu esperava o vídeo como gravadora do Lacrimosa, mas agora, ao contrário dos anúncios anteriores, já não é publicado este ano.
Dê-nos algumas dicas de bons livros ou grupos de onda. (Eu pessoalmente tenho procurado por algo que é semelhante ao Lacrimosa.)
TILO WOLFF: Desculpa, mas como já mencionei no início, eu não leio muito e especialmente quando, em seguida, provavelmente não os livros de cripta típico. Kafka é bom, realmente muito impressionante. (Isso foi uma boa dica). Eu mesmo simplesmente desafio-me muito contra livros ou letras de palavras sem sentido, conectadas que simplesmente parece boas, mas nada expressa, com o qual não devo estar muito moderno e, portanto, provavelmente eu mau conselho nesta matéria. Em relação a música, eu não posso te recomendar uma banda que soa como Lacrimosa, porque não há uma banda tão (bastante arrogante, gell), mas em Fevereiro de 1995 um novo registro sai no Hall of Sermon, o Lacrimosa provavelmente será bastante semelhante...
Algumas últimas palavras?
TILO WOLFF: Oh meu Deus, agora pareço inteligente novamente... Vive la France, não, errado... é, ouvir Lacrimosa todos e ser feliz. O que você disse?





Créditos: Chaos
Ano: 1994
Tradução: Luan Wolff

Nenhum comentário:

Postar um comentário